Preparados para viver a Nova Vida

Texto Chave: “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: | Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados. | Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. | Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 1:1-4

Versículo Chave: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Vs. 3

Introdução:

Talvez muitas pessoas tenham se aproximado de Jesus devido a alguma dor, problema ou dificuldade pela qual estava passando. Mas depois, quer esse motivo inicial tenha ou não sido resolvido, elas foram ficando na igreja, no meio do povo que a acolheu na célula e no prédio. Uma fome até então despercebida começava a ser saciada pela presença de DEUS. Mas elas ainda não haviam entendido o que era. Perguntas como “o que é salvação?”, “salvos de que?, para que:”, “salvos como?” são dúvidas importantes em seu coração.

Hoje, falaremos sobre isso

Havia um problema entre nós (a humanidade) e Deus originado pela queda do homem em Gênesis 3, e a Bíblia diz que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Deus foi misericordioso e gracioso conosco e nos salvou, independentemente de qualquer coisa que tenhamos feito, colocando-nos JUSTOS E JUSTIFICADOS, SALVOS E SANTIFICADOS para vivermos seu grande propósito para nossas vidas. – Efésios 2:1-10.

Mas algumas questões surgem:

  1. Somos "salvos de quê?"  Do pecado e da morte – Leia Rm. 3:23, 6:23, Apoc. 20:14, Jo. 11:25-26.
  2. Salvos para quê? Para receber-nos a vida eterna: João 3:16. A salvação providenciada por Deus para nós, restaura-nos à intimidade com Deus que tínhamos (como humanidade) antes da quebra da comunhão por causa do pecado de Adão em Gn. 3.  Hoje pelo que Cristo fez por nós Deus fez as pazes conosco, isto é, fomos reconciliados com Ele pela morte de Jesus. 

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. | Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. | Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. | E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. - Romanos 5:8-11

Leia também 2º Coríntios 5:17-21.

3. Essa restauração recoloca-nos no projeto inicial de Deus de criar  em nós a IMAGEM DE DEUS (Gn. 1:26-27), e de sermos LOUVOR DA SUA GLÓRIA conforme Efésios 1:4-7,12-13.

4.Como somos salvos?

Com a comunhão quebrada o homem passou ser considerado inimigo Deus e sem a vida de Deus era morto espiritualmente (Ef. 2:1-2), por isso Deus providenciou a salvação completa pela inteiramente pela Graça de Deus (Ef. 2:5,8-9), por si mesmo a humanidade não conseguiria ser salva pois não poderia guardar a Lei de Deus e mesmo que pudesse não poderia justificar a si mesmo (são duas questões SER JUSTO E JUSTIFICADO) – Romanos 3:20-26 e o versículo 28 que diz ”Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”

4.       O plano de Salvação arquitetado por Deus foi motivado pelo seu amor por nós e Jesus o expressou em João 3:14-21 "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; | Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. | Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. | Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. | Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. | E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. | Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. | Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." João 3:14-21

Deus veio na pessoa de seu Filho e proveu-nos a Salvação – João 1:1-5 e 14, 2º Cor. 5:19. Note que em Jesus estava a vida (vida verdadeira, plena e gloriosa) – “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4. Nós nos tornarmos filhos de Deus e recebemos essa vida gloriosa ao receber Jesus como Senhor e Salvador – João 1:12, isso chamamos de salvação POSICIONAL – não éramos e passamos a ser.

Na velha aliança temos o mandamento de Amar a Deus sobre todas as coisas (Deut. 6:4-5). Mas na nova aliança, o nosso amor é resultado de seu amor por nós – 1º João 4:19

Nosso crescimento na vida cristã é chamado de salvação Progressiva, pois vamos dia a dia crescendo nas verdades e realidades de nossa nova vida com a liberdade que o Espírito Santo nos dá – 2º Cor. 3:17-18.

JUSTIÇA E JUSTIFICAÇÃO:

A Justiça de Deus exige o pagamento por parte do pecador pela quebra de suas leis santas e benditas – o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), mas Cristo levou no seu corpo na cruz do Calvário a justa punição de Deus ao pecador, como nosso substituto – Isaías 53:4-7. Fomos resgatados da maldição da lei (Gálatas 3:13) que diz que “A alma que pecar essa morrerá” Ezequiel 18:4 e Números 5:6

A justificação é nossa identificação com o que Cristo fez por nós, como já vimos em Rom. 3:22-26. Com ela Deus nos vê como JUSTIÇA DE DEUS: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."
2 Coríntios 5:21 – 2º Coríntios 5:21 e ela nos dá PAZ COM DEUS  - Romanos 5:1-2

6.       O amor de Deus não é conivente com o pecado mas constrange-nos (2º Cor. 5:14)  para que busquemos restauração e vitórias sobre o pecado, na segurança de que continuamos ser filhos amados de Deus. Isso dá liberdade e ousadia para poder crescer em nossa vida com ele – Hb. 4:16

a.       Se alguém que recebeu Cristo pecar, ele pode ser perdoado e restaurado (1º João 1:9)

b.      E, enquanto isso, manter a segurança de que nada o pode separar do amor de Deus – Rom. 8:39

c.       O investimento de Deus foi alto e ele não abrirá mão desse filho querido – Romanos 8:31-33

NÃO ESQUEÇA:

Sua justiça vem do que Cristo realizou na cruz. Isso não é licença para pecar, mas segurança para se erguer e vencer o pecado, sabendo que Deus continua a amá-lo.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1

Canções indicadas:

·         Tão Grande Amor (Grupo Abba), Me ama (Diante do Trono), Para o louvor de sua glória (Vencedores por Cristo)

Questões para compartilhar:

1.       Você entende a diferença do que era sua vida antes e depois de Jesus ter salvo você?

a.       Só para o Líder: Resposta – antes mortos em delitos e pecados (Ef. 2:1-4) – Depois feitos justiça de Deus 2º Cor. 5:21

2.       Como somos salvos?

a.       Só para o Líder: Resposta – Essa salvação é completamente pela GRAÇA  de Deus e independe das nossas obras, é um presente de Deus – Ef. 2:5,8-9

3.       O que tivemos de fazer para sermos salvos?

a.       Só para o Líder: Resposta – Simplesmente pelo fato de termos recebido Jesus como Senhor e Salvador fomos feitos filhos de Deus – João 1:12

4.       O que aconteceu depois que fomos salvos?

a.       Só para o Líder: Resposta – fomos recolocados no plano eternos de Deus de sermos feitos à IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, de sermos novamente o LOUVOR DE SUA GLÓRIA, e para termos COMUNHÃO ETERNA COM DEUS

5.       Na aliança da Lei Se alguém pecasse morreria. Na nova aliança vai morrer também?

a.       Só para o Líder: Resposta – na nova aliança podemos ser restaurados a qualquer momento que buscarmos do Pai, confessando a Ele.

6.       Isso é uma licença para pecar?

a.       Só para o Líder: Resposta – Não, mas uma retirada do fardo de culpa e condenação para que alguém que tenha pecado, possa se reerguer sem viver na escravidão e hábito do pecado. Alguém que é perdoado e amado por Jesus, torna-se grato e passa ter mais consciência da vida de Deus.


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: