Pare de fugir!

Por Juliana Fernandes (*)

Leia Jonas 1

Chamado

Jonas tinha a escolha de ir a Nínive ou de fugir. Nínive era capital da Assíria. A sua missão era alertar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos.

Fugindo Jonas 1:1-3

Társis Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope, ele levaria uns 3 anos para chegar lá. Jonas achou que poderia fugir do chamado.

E você? Quanto tempo você pretende fugir da presença do Senhor?

Fugindo do Senhor, Jonas foi só descendo. Primeiro a Jope, depois ao porão do navio e depois a barriga do peixe. Pior, quem tem um Jonas no barcotambém só vai descendo. Será que você está sendo Jonas na vida de alguém?

Fugir para longe da presença do Senhor causa perda. Em Jonas capítulo versículo 5 vemos os marinheiros desesperados jogando a carga do navio ao mar.  Quanto estrago alguém que foge da presença de Deuspode causar a outros que acompanham!!!

Lembre-se:Estar envolvido com a obra de Deus, não significa que você esteja fazendo a vontade de Deus.

Quantas vezes isso aconteceu conosco? Por escolhas erradas as pessoas ao nosso redor sofrem as consequências?

O maior medo de Jonas era que a misericórdia de Deus conduzisse Nínive ao arrependimento de Nínive. Então ele mergulha não no cumprimento de sua missão, e sim na fuga. Mas Deus não desiste. A grande tempestade faz parte do plano divino para resgatá-lo em sua fuga.

Tendo descido a Jope e tomado um navio para Társis, agora Jonas desce um pouco mais: vai para o porão do navio e dorme o sono profundamente. Não quer enxergar as conseqüências de sua desobediência nem sua responsabilidade sobre o que estava acontecendo. Desconsidera as perdas que provocou às pessoas ao seu redor. Não ouve a tempestade, assim como fecha os ouvidos espirituais ao clamor das pessoas que ali estavam. Não ora ao único Deus, criador dos céus e dos mares, que os pode salvar. Apenas dorme.

Mas como não se pode fugir o tempo todo de Deus, Jonas assume quem realmente é: Hebreu temente ao Senhor (Jonas 1.6-9).

Ao assumir quem era, mesmo longe do propósito e fugindo do seu chamado, ele de certa forma consegue influenciar a todos que estão a sua volta, já no versículo 14 essas mesmas pessoas aparecem clamando ao Senhor, já eram novos convertidos.

Acredito que no momento em que Jonas pede para ser lançado ao mar o pensamento dele foi de morte, de que tudo tinha se acabado e ele não cumpriria o chamado.

Querido leitor,Deus quer usar a sua vida, assim como de Jonas, porém se fugir e se afastar do Senhor sua fé vai esfriando e você já não terá forças nem mesmo para orar. Desperte do sono espiritual.

Ao cair no mar um grande peixe engole Jonas. Não adianta fugir do chamado, não existe felicidade longe do propósito.

Oração de Confissão. Jonas 2

Jonas só se lembrou de orar na barriga do peixe, em situações extremas. Só ali, enrolado em algas e pronto para para virar dejeto de peixe, ele se arrepende e com uma oração sincera toca ao Senhor, então o peixe vomita ele em Ninive. A oração sincera toca o coração de Deus e o coloca novamente na direção e alvos certos.

Palavra . Jonas 3

Pela segunda vez o Senhor fala a Jonas sobre seu propósito, dessa vez dando ouvido ele cumpriu. 

A palavra libera o poder. *levar a mensagem aos inimigos foi o maior desafio de Jonas.

Nos cegamos, sem admitir nossas nínives interiores, nossas crises existenciais, nossos abismos, que nos distanciam dos outros e de Deus! Construímos muros de indiferença, que nos tornam quase impenetráveis; quase, porque Deus não desiste de nós. Se preciso for, usará tempestades, abismos, grande peixe ou vento para nos sacudir, nos ensinar, nos redirecionar e nos convencer a obedecer e a amar.

Arrependimento Jonas 3.5

O povo de Nínive se arrependeu e temendo destruição por causa dos seus pecados passados. Mesmo assim, sem Jonas oferecer uma alternativa para eles, escolheram se arrepender dos seus pecados. Eles assim fizeram na esperança de transformar a ira de Deus em bênçãos. Deus não sente prazer em destruir as pessoas. “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Por causa do arrependimento de Nínive, Deus com seu poder soberano reverteu a sua decisão de destrui-los.

Por mais que tentasse, Jonas não podia escapar de Deus. Quanto mais ele tentou cumprir a sua própria vontade, mais forte Deus o puxou de volta. 

A vontade de Deus não pode ser evitada ou negada sem conseqüências. Jonas pôde correr mas não pôde se esconder, e nem nós podemos.

Juliana Fernandes, é membro da Comunidade Restauração e Vida, coordenadora adjunta do ministério de Jovens e Adolescenes (FORJAR), secrearia nacional da Convenção CNUB

Segue o clip da bela canção da banda 4 por 1, EU TENHO UM CHAMADO (MK Music)


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: