A importância da palavra e dos pensamentos verbalizados

Por Claiton Dias*

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. |Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. | Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.| Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. | Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. | Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. | Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? | Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. | Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, | Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. |  Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. | Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; | Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.  Salmos 139:1-13 

A função da palavra para nós é representar, expressar partes do pensamento humano.

  • “Pois a boca fala do que o coração está cheio” Mateus 12:34.B
  •  “Deus conhece o nosso pensamento”, então, por que temos que falar? Romanos 10:9-10

Veja a passagem do cego de Jericó, um homem estava à beira da estrada, caminho por onde o Senhor passava quando este começa a gritar, as pessoas se incomodaram com seus gritos e o repreenderam, mas Jesus teve uma tratativa diferente, note que Jesus parou e pediu que o trouxessem até ele, e lhe perguntou: o que queres que te faça? Ele disse que queria enxergar e Jesus disse: Vê, tua fé te salvou, e todos viram e se maravilharam com o milagre.

Esta é uma das partes importantes, verbalizar nossa vontade, Deus age conforme nossa vontade, desde que seja conforme a vontade Dele, complexo isso! É a minha vontade ou a vontade de Deus? Veja a oração do pai nosso: “venha o teu reino, seja feita a tua vontade tanto na terra como no céu” (Mateus 6:10).  E veja a conversa entre Pedro e Jesus: “Tudo que ligares na terra será ligado no céu” (Mateus 16:19)

Deus falava com Pedro, a conversa era somente entre eles, diretamente entre Pedro e Jesus, mas Deus falava a Pedro como representante da igreja, naquele momento o Senhor dizia: tu és Pedro e sobre “esta pedra” edificarei a minha igreja, Deus está delegando poder à igreja, a pedra é a palavra de Deus, a revelação deixada à igreja, e a igreja sou eu, a igreja é você, Deus delegou poder pra mim e pra você, não espere vir um missionário, não espere vir um profeta, não espere vir um curandeiro! tome uma atitude, Deus delegou poder a você, faça uso deste direito, mas ..... agora preste atenção, que essa é uma parte muito importante para o sucesso das suas orações, para o sucesso de tudo que você vai pedir a Deus, O salmo 91:1 diz: “àquele que habita no esconderijo do altíssimo, à sombra do onipotente descansará”.

Se o esconderijo é do altíssimo, e o Altíssimo é Deus, então Deus tem um lugar pra se esconder? Claro que Não! , se nem no dia da sua prisão ele (Jesus) se escondeu, pelo contrario, ele se mostrou e colocou-se diante de todos, esperou sua sentença como o verdadeiro cordeiro! Deus jamais se esconderia. Então o que é o “esconderijo do altíssimo”?

Há alguns anos atrás minha casa foi invadida, e os ladrões levaram alguns objetos de valor da minha residência, em virtude disso, nós passamos a guardar algumas coisas em um lugar secreto, um esconderijo, nós temos um lugar onde ficam o notebook, a câmera digital, o game do meu filho, enfim, é um lugar onde se acontecer uma nova invasão, o ladrão não vai achar estes objetos, nós lemos antes que somente Deus conhece os nossos pensamentos, o diabo não tem poder pra entrar diretamente no seu pensamento, se ele tivesse esse poder ele com certeza mudaria tudo que você pensa e iria encher sua cabeça de maus pensamentos, como diz o ditado: “cabeça vazia, oficina do diabo”, mas ... ele tenta fazer isso através dos canais dos quais ele dispõe, seu olfato, sua visão, seu tato, sua audição, seu paladar, através disso ele enche sua mente de coisas que não agradam o coração de Deus, mas você é carne, Deus porém, não é carne, ele é espírito, e como tal, o diabo não pode entrar nos pensamentos de Deus, a onisciência é uma qualidade atribuída a Deus, Ele sabe tudo, conhece tudo, e os pensamentos de Deus são só de Deus, mas ele permite através da sua palavra que você saiba quais são os pensamentos de Deus pra sua vida.

Então, voltando ao esconderijo do altíssimo, assim como aquilo que está na sua mente o diabo não pode saber, quando os seus pensamentos se alinharem com os pensamentos de Deus, você terá encontrado o verdadeiro “esconderijo do Altíssimo”, um lugar pra nos esconder, quando somos capazes de entender os pensamentos de Deus pra nossa vida, isso torna possível pra nós viver em um lugar onde nada nem ninguém pode nos encontrar, nos atingir, nos abalar, lá estaremos protegidos de tudo e de todos! 

Aquele que habita no esconderijo do altíssimo é aquele que vive os pensamentos de Deus, que vive a palavra de Deus! Salmos 23:6 à 25:15. Nesse ponto chegamos a conclusão de que é importante verbalizar nossa vontade pra que os homens e satanás saibam a quem servimos, quer ver a importância disso? 

Tomemos como exemplo a votação do processo de impeachment da presidente Dilma, foram 511 deputados verbalizando sua vontade, aqueles que votaram nesses deputados investiram seu voto em um representante, e ao ouvir o voto, podem decidir se estão ou não sendo representados.

Verbalizar expõe nossa decisão. Se você ora em pensamento, Deus ouve sua oração, mas quando você ora em voz alta, o inferno estremece, porque todos os principados e potestades ouvem a sua intercessão, eles são testemunhas da sua confissão de fé, eles veem e ouvem a sua adoração e tem certeza de que o canal entre você e o seu Deus está aberto e está ativo.

Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. | Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.| Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus| Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. | Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas. | Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. ) | Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. ) | Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, | A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. | Visto que com o coração se crê pa | a a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. | Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. | Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. | Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. | Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? | E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? | De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. | Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo.
 Romanos 10:1-18

Deus sabe quais são os nossos pensam, entos, e precisamos também entender e viveer os pensamentos de Deus, mas é muito importante que nós saibamos que temos que verbalizar, nossas vontades, nossas frustrações, nossas orações, nossa fé, se não falarmos , se naão houver confissão, não vamos ter nunca uma fé viva, seremos como cristãos em coma, vegetando, a deriva no evangelho, existe uma diferença entre estar a devricva e navegar, quando se está a deriva, o mar te leva pra onde ele bem entender, mas quando se está navegando, não importa a força ou a direção dos ventos nem da maré, é você quem está no controle, você direciona o leme e as velas pra ir pra onde você quer , não pra onde a maré te leva, trazendo isso pra nossa vida espiritual, fazendo uma al]nalogia simples, o mar é o mundo, Deus é o nosso norte, o barco é a nossa alma, e os pensamentos e a nossa palavbra (verbalizada), são o nosso leme e a nossa vela.

Você sabe onde você está, você sabe onde você quer ir, e agora você sabe como chegar, verbalize, direcione, profetize, use o poder que Deus delegou pra você como igreja, determine, creia em seu coração e confirme com a sua palavra!!!

(*) Claiton Dias, e membro da Restauração e Vida do Cajurú, membro do ministério de louvor  e líder de célula em treinamento. É casado e pai de dois filhos. 


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: