Fundamentos de Fé: Lição 3 - Deus

Texto Base: Gênesis 1: 1 a 2: 4

Versículo Chave: Gênesis 1:1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

A Bíblia começa afirmando a Existência de Deus. Somente em Gênesis 1, encontramos o termo “DEUS” por trinta e duas vezes.

Tudo o que advém da nossa Fé Cristã, baseia-se no fato da Existência de Deus. Sem crermos nesse fundamento não existe relacionamento com Deus. Lemos no livro Aos Hebreus 11:6: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

A Crença na existência de Deus é Universal

É um fato de que, em todos os lugares e em todas as gerações, o ser humano expresse acreditar na existência de Deus. Isso vem do interior do homem sendo-lhe inerente.

As Escrituras Sagradas jamais tentam provar a existência de Deus ; elas afirmam e declaram que mesmo sem um conceito bíblico, o ser humano sabe da existência de Deus e tem mesmo algum entendimento inerente a quem é Deus. Leia Romanos 1:19-20:

19  Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.  20  Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21  Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

Ainda, a passagem do apóstolo Paulo em Atenas, na Grécia, conforme Atos 17:23-29 revela que os próprios atenienses pregavam a existência de Deus, mesmo sendo pagãos:

23  Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. 24  O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25  Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26  E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27  Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28  Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 29  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

 

O Ateísmo

Lemos em Salmos 14:1: “Disse o néscio (tolo) no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem”.

Negar a existência de Deus é rejeitar a verdadeira raiz da natureza do homem. Nas Palavras de Ralph Reynolds, como resultado disso: “Quando o homem rejeita ao conhecimento de Deus ele escancara os portões para uma inundação de imoralidade e sujeira. Vemos isso acontecendo hoje em todo o mundo e na América (Estados Unidos). Estão afastando o ensino de Deus nas nossas escolas e, como resultado, vemos se formar uma geração de agnósticos e céticos e o resultado é a completa destruição dos padrões morais. Já em sua carta Aos Romanos, o apóstolo Paulo falava dessa decadência moral, pela negação de Deus:

21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; 25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. 28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; 29 Estando cheios de toda a iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; 31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

A Experiência Pessoal do Cristão

Teologicamente, existe muitos ARGUMENTOS sobre a existência de Deus, sendo eles:

1.       O argumento  da Universalidade da Crença da existência de Deus

2.       O argumento da CAUSA – Cosmológico

3.       O argumento do Desígnio – TELEOLÓGICO

4.       O argumento do Ser – ONTOLÓGICO

5.       O argumento Moral – ANTROPOLÓGICO

6.       O argumento da CONGRUÊNCIA mental

7.       O argumento das ESCRITURAS SAGRADAS

8.       O argumento da EXPERIÊNCIA PESSOAL

Todos esses argumentos são tratados no estudo de Filosofia ou de Teologia, mas o da Experiência Pessoal é o que mais facilmente cada um de nós, cristãos, pode explicar e testificar. O apóstolo João traz o conceito de Deus para a humanidade como uma experiência pessoal e percebível por cada um. Lemos em 1 João 1:1-3:

1  O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida  2  (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); 3  O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.

Cada cristão pode falar e testificar de muitas experiências que teve com esse Deus Vivo e pessoal. Isso já seria suficiente para provar a existência de Deus, como se diz: “Para quem não crê, nenhuma prova é o suficiente, para quem crê, nenhuma prova é necessária”.

Ralph Reynolds em seu livro “Manejando a Palavra da Verdade”, página 33, diz que podemos dividir as experiências que o crente tem com seu Deus em quatro grupos:

1.       Deus responde às orações: O fato de o homem orar, e de suas orações serem respondidas é prova de existência de Deus;

2.       Deus salva a alma de um pecador: Esta não é apenas uma emoção religiosa, mas o poder de Deus é experimentado quando temos os pecados remidos, quando hábitos pecaminosos são abandonados  e quando nasce de novo (pelo batismo);

3.       Deus cura corpos doentes: Cada vez que se realiza o milagre da cura de um corpo doente, temos prova da existência de Deus;

4.       O homem tem comunhão com seu Deus: Este é, sem dúvida, o mais forte de todos os argumentos e toda prova necessária. O homem que é capaz de experimentar a presença real de Deus em sua alma, não precisa de nenhum outro argumento. A melhor maneira de responder a ateísta, é perguntar a ele o que o ateísmo tem feito por ele. É fácil testificar o que uma fé viva tem feito por nós e o que a descrença tem custado a ele.

Como cristãos precisamos estar preparados para testemunhar de Deus para a vida das pessoas conforme lemos em 1 Pedro 3:13: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós...”.  Mas sempre lembrando que nos portar com humildade e mansidão sempre: “E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Timóteo 2:23)

Questões para refletir:

1.       O que a lição de hoje representou para sua fé?

2.       Você já deve ter encontrado pessoas com conceito distorcido de Deus ou mesmo que afirmem que Deus não existe. Como o assunto de hoje pôde contribuir para você falar sobre eles a respeito de Deus para as pessoas?

3.       Compartilhe com o grupo alguma experiência que você tenha tido com Deus fruto de oração, ação de Deus em você, ou de uma cura ou intervenção de Deus.

Deixe sua mensagem em nosso livro de visita ou envie mensagem para:
  • Comunidade Evangélica Restauração & Vida
    • Rua Mário Miró, 211 - Vila Oficinas - Bairro do Cajurú - Curitiba - Paraná - CEP 82950-170 
    • 41-3266-1447 (Pastor) contato@comunidaderestauracaoevida.com.br

contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: